Por quê gostamos tanto do passado – embora nem sempre admitamos isso? Por quê temos, frequentemente, um forte sentimento de nostalgia? Será que a nossa capacidade de criar e inventar coisas novas está próxima de seu limite? Essas são perguntas que podem vir à mente quando nos deparamos com os lançamentos dos chamados produtos retrô.
Há uma tendência, por parte da indústria, ao lançamento de produtos que sugerem uma espécie de volta ao passado ou às lembranças que esse pode suscitar. Pesquisadores da área de cultura e consumo associam tais lançamentos ao fato de que uma das características mais marcantes da sociedade pós-moderna é a fragmentação do cotidiano associada a um sentimento de reconstrução do passado.
A Brastemp e a LG, por exemplo, estão entre as empresas que aderiram à onda retrô. Dentro da linha de eletrodomésticos, elas lançaram geladeira, fogão e TV com design e características físicas externas típicas de décadas passadas. Os produtos são retrô por fora, mas modernos por dentro.
Certamente, a nossa capacidade criativa não está esgotada. As empresas apenas perceberam que existe um nicho de mercado formado por consumidores que têm um sentimento nostálgico.
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