domingo, 17 de junho de 2012

Decoração de Mesas – Temas

Em certas ocasiões, vale a pena criar uma mesa diferente, adaptada à situação que se está a festejar.

 Para isso, decora-se a mesa de acordo com o tema da festa, apostando na sintonia de todos os complementos (toallha, guardanapos, pratos, talheres e outros pormenores decorativos, como velas e flores).

Normalmente, escolhem.se as cores mais claras (branco ou tons pastéis) para decorar a mesa, reforçando o conceito de elegância e descrição.

 No entanto, cada vez mais as cores fortes são utilizadas com o intuito de causar um efeito mais original e emocional.

 As combinações possíveis são muitas e a sua imaginação é que manda! Por exemplo, já penso na decoração para o Natal? Esta não precisa de ser sempre a mesma – a tradicional toalha vermelha, com o centro de mesa com azevinho.

 Apesar de ser intemporalmente indicada e elegante, existem outras soluções bastante originais. Pense numa toalha azul-escura para a base da sua decoração e coloque louça clara (ou branca ou num tom pastel). 

Para centro de mesa, decida-se por um arranjo mais inovador: 

coloque, em cima de folhas de palmeira, vários frutos da época (romãs e nozes, por exemplo), um conjunto de velas vermelhas (de diferentes tamanhos e atadas com ráfia); e umas estrelinhas douradas, ideias para essa festividade. Prenda os guardanapos, que devem combinar com a toalha, com paus de canela atados com ráfia. Consegue um efeito tradicional, acolhedor e original, não deixando de proporcionar uma atmosfera natalícia.

O importante é que seja o leitor a criar a sua mesa e que consiga transmitir aos seus convidados o ambiente que imaginou. Existem soluções muito simples que conseguem marcar a diferença – basta-lhe escolher uma cor para base da decoração.

 Cubra a mesa com uma toalha branca e escolha todos os outros acessórios apenas de uma cor, mas com tons diferentes. 

Limita-se a essa cor, mas faz combinações. 

Por exemplo, se a cor escolhida for o verde, opte por louça verde clara e aposte em verdes mais fortes para os guardanapos e para o centro de mesa (este fica muito bem com vários tipos de folhagens, de tons distintos e formas diferentes); o resultado irá ser um efeito natural e descontraído.

 Se prefere o cor-de-rosa, faça tudo da mesma forma: toalha branca, louça cor-de-rosa (ou branca, com pormenores em rosa) e guardanapos cor-de-rosa também (outra opção é estes serem brancos e estarem atados com umas fitinhas cor-de-rosa). Troque o arranjo em folhas verdes por um bonito ramal de rosas. 

O ambiente vai ficar muito sedutor, harmonioso e romântico. Não há mais que saber, apenas com uma cor, consegue causar o efeito que desejar!

Nenhum comentário: