terça-feira, 8 de maio de 2012

Os tecidos do inverno merecem cuidados especiais: aprenda a mantê-los conservados durante todo o ano

Vinicius Alencar

Sendo o Brasil um país tropical, é natural que nossas roupas de inverno sejam esquecidas no fundo do guarda-roupa. Portanto mantê-las em bom estado é fundamental para deixá-las bem conservadas e com vida útil maximizada. Além do couro - onipresente nas últimas temporadas - , é bom lembrar que os tricôs e os itens em veludo e camurça também merecem atenção. A stylist Manu Carvalho listou alguns cuidados especiais. Anote:

1. Tricôs jamais devem ser pendurados. A melhor forma de guardá-los é dobrando-os e colocando dentro de um saco plástico com furos - para que eles respirem mesmo em longos períodos armazenados.


2. Peças em veludo como saias e calças jamais devem ser guardadas em cabides com pregadores - se apertados por um longo período, o tecido marca e não volta ao aspecto original.

3. Camurças, assim como o couro, respiram e tomam a forma de acordo como são armazenadas. Peças neste material, em especial botas de cano longo, jamais devem ser dobradas para economizar espaço - ou ganham marcas permanentes, como se a textura tivesse sido “quebrada”.

4. Não mistures materiais no guarda-roupa - tecidos diferentes guardados juntos podem ganhar manchas com mais facilidade. Guarde as peças separadas em sacos de feltro ou caixas de papelão.

5. Quando chegar o sol, resista à tentação de guardar as peças usadas e lavá-las só no próximo inverno. Mesmo que mais resistentes, essas sujeiras podem se transformar em manchas surpresa.

Nenhum comentário: